quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

ET's: OVNI's

ET's: OVNI's


A muito tempo ouvimos na TV e na internet sobre OVNI's no céu. Infelizmente quando ouvimos a palavra OVNI's logo nos lembramos de naves alienígenas, mas não é bem assim. OVNI (Objeto Voador Não Identificado) não é nada mais que algo que não é identificado (ou que não foi ainda), nada mais do que isso! A interpretação sobre o que é o OVNI é pessoal. Mas existem alguns relatos de pessoas que viram naves alienígenas (disseram que viram) ou fotografaram, então primeiro eu quero analisar o que pode ser essas "naves alienígenas". Antes temos que ter em mente um fenomeno psicológicos que acontece com todos: Pareidolia. Pareidolia é a tentativa de associar algum som ou imagem, a alguma coisa conhecida. 

"esse fenômeno psicológico faz que nosso cérebro interprete um estímulo aleatório como algo que tem significado"[1]



Figura 1


Figura 2


Por exemplo as imagens acima (Figura 1 e 2) são exemplos de Pareidolia. Sabendo disso vamos continuar com o que podem ser as supostas naves alienígenas.


Aviões.

Aviões a noite tem luzes e voam alto. Alguma pessoa se quer ver uma nave alienígena acaba vendo. Pois a noite é difícil identificar as asas e as partes do avião, as luzes dele prevalecem.


Balão Metereológico.

Figura 4
É um equipamento que é prendido num balão de Hélio ou Hidrogênio para poder ser estudada a alta atmosfera(Figura 4). Na Figura 5 temos um caso de um balão meteorológico que foi confundido com uma nave alienígena.[2]


Figura 5
"A falta de conhecimento e desinformação podem ocasionar erros de interpretação na maioria dos casos"[2]





Brinquedos que voam.

Figura 7
Figura 6
Alguns brinquedos que voam, como uma avião com luzes de LED (Figura 6) também podem confundir quando vistos de longe. Por exemplo, em Cascavel-PR foi visto um objeto que não se sabia o que era fazendo piruetas, e logo foi noticiado que era uma nava alienígena voando nos céus de Cascavel. Mas foi descoberto no final que o OVNI era um avião de brinquedo artesanal. Como mostrado nesse vídeo  a reportagem da CGN que relata isso.

Fenômenos Astronômicos.

A passagem de um cometa, ou um meteoro podem fazer as pessoas pensarem que estão vendo uma na nave alienígena. Até quem não conhece a posição de astros no céu pode se confundir.



Fenômenos Atmosféricos
Figura 8


Figura 9
Nesse caso nós podemos citar vários exemplos. Alguns são Nuvens Lenticulares (Figura 8) ("as nuvens, cujo nome técnico é estratocumulus lenticular estacionário, formam-se quando o ar que se desloca ao longo da superfície terrestre atinge um obstáculo, como uma montanha. O ar em movimento tem que alterar o seu curso devido à obstrução, causando um redemoinho, e fazendo com que o vapor de água presente condense para gerar estas formas."[3]), Red Sprite e Bleu Jets (Figura 9 e Vídeo) ("Fenômenos ópticos atmosféricos superiores associadas com trovoadas[4]), Fogo de Santalmo (Figura 10) ("É um fenômeno de eletricidade estática, que é devido ao atrito de grandes massas de ar de diferentes temperaturas em movimento na atmosfera. Esse atrito arranca partículas de materiais condutores, tornando-as carregadas positivamente. Essa superfície com carga elétrica relativamente próxima de uma nuvem, também carregada, apresentará atração/repulsão de cargas elétricas, concentrando-se nas pontas das superfícies"[5]), outros muitos fenômenos atmosféricos que podem fazer uma mente criativa imaginar uma nave espacial estão disponíveis aqui
Figura 10

Mísseis ou projetos de governos.


Figura 11
Mísseis lançados pode causar (também) uma ilusão. Aqui temos um caso. A figura 11, é um projeto da força Aérea americana feito em 1956, mas só revelado a pouco tempo[6]. Por que isso foi desenvolvido?




Telúrico.


Gases do Pântano ("consiste na designação atribuída ao gás constituído principalmente por metano e dióxido de carbono, que é produzido no lodo de pântanos e charcos pela ação de bactérias sobre a vegetação morta."[7]), entre outros[8]


Falsificação de fotos.


São dos casos mais comuns, pois hoje qualquer um pode falsificar uma foto e colocar um OVNI lá. Algumas fotos que circulam como OVNI, são de pessoas que editaram uma foto e disseram que aquela foto era editada, então algumas pessoas de má fé, utilizam aquelas fotos como alguma prova de naves alienígenas.



Casos conhecidos de OVNI's.


Existe alguns casos recentes de OVNI's que paralisaram aeroportos, um caso foi registrado na China. O site ceticismoaberto.com fez uma análise do caso[9], e descobriu que algumas fotos publicadas por grandes sites de notícia não tem nada haver com o caso:

1945version600
Figura 12

"Deve estar claro o que ocorreu: para ilustrar a notícia sobre o OVNI, diversos jornais simplesmente procuraram na rede por imagens de supostos OVNIs, publicando qualquer uma que se assemelhasse à fotografia original publicada[...] "[9]

Outro caso conhecido foi a batalha de Los Angeles (Figura 12), que foi divulgado que soldados americanos avistaram um OVNI e atiraram nele. Em primeiro lugar a Figura 12 (a divulgada) tem algum tipo de edição, pois a foto verdadeira foi retocada pelo Los Angeles Times. Veja abaixo a verdadeira foto:


Feb. 25, 1942: Searchlights converge on unknown object over Los Angeles in the early morning hours. Over 1400 rounds of anti-aircraft rounds were fired, with rounds with many rounds landing on the ground. This is unretouched version.
Figura 13


Scott Harisson escreveu um artigo no LA Times e disse:


"No dia seguinte, em 26 de fevereiro, The Times publicou uma página da foto com uma versão aperfeiçoada da foto holofote acima e sete outras imagens de dano de queda dos escudos anti-aéreos.

Esta galeria de seis foto inclui duas versões da foto holofote. A primeira foi encontrada recentemente no Los Angeles Times Arquivo Fotográfico da UCLA por Simon Elliott, pesquisador do Departamento de Coleções Especiais da UCLA. A segunda versão - retocada - foi publicado em 1942. A segunda versão existe como uma cópia também negativo na UCLA."[10]
E ainda adicionou falando do que foi retocado:

"Na versão retocada, muitos feixes de luz foram iluminados e ampliou com tinta branca, enquanto que outras vigas foram eliminados.
Em anos anteriores, era comum para os jornais, usar artistas para retocar imagens, devido à reprodução pobre - basicamente 10 tons de cinza, se tiver sorte.
Assim, a minha conclusão: o retoque foi necessário para reproduzir a imagem. Mas  eu desejaria que o retoque tivesse sido mais fiel ao original. Com os nossos padrões atuais, esta imagem não será  mais publicada."[10]

Abaixo vou citar um texto que mostra refutação de muitos casos famosos de supostas aparições de OVNI's:

"O Incidente de Roswell - julho de 1947:

Autoridades militares checaram os restos de um suposto acidente de UFO fora de Roswell, Novo México. O governo inicialmente anunciou que eles haviam capturado um disco voador. Poucas horas depois, eles mudaram a história e disse que era um balão meteorológico.

Washington, DC, Sightings-julho de 1952:

Um dos o maior número de avistamentos relatados (na ordem das centenas) ocorreu em Washington, DC.Segundo relatos, os blips no radar viajavam perto de 100 mph e poderiam ganhar velocidades de até 7,200 mph
Autoridades disseram que estes avistamentos foram resultado de "inversões de temperatura", o que causou luzes terrestres saltando nas nuvens e dar a aparência de objetos iluminados no céu.

Sinais de gás de Pântano - 1966:

Autoridades locais relataram objetos em forma de disco em rápido movimento no sudeste do Michigan. Um especialista em UFO investigou o avistamento e rejeitou-o dizendo que era só: "gás de pântano".

13 Luzes de Phoenix- março de 1997:


Milhares de testemunhas relataram ter visto vôo do UFO sobre Phoenix. Referido como o "Luzes de Phoenix," estes objetos também foram testemunhados em pelo menos cinco outras cidades. Uma investigação do pessoal da Força Aérea dos EUA disse que os OVNIs eram um resultado do "rastro" de um A-10 "Warthog".[11]"


Conclusão.
A conclusão é a seguinte: Existe muita possibilidade de uma suposta nave alienígena ser um fenômeno natural, então a suposta aparição de naves alienígenas não prova a existência de ET's.

1: http://climatologiageografica.com.br/entendendo-um-pouco-sobre-a-pareidolia/, Clique aqui
2: http://ceu-centrodeestudosufologicos.blogspot.com.br/2012/08/objeto-voador-sobre-cidade-era-uma.html, Clique aqui
3: http://www.dn.pt/sociedade/interior/nao-nao-e-uma-invasao-extraterrestre-sao-nuvens-lenticulares-4880201.html, Clique aqui
4: http://elf.gi.alaska.edu/, Clique aqui
5: http://www.portalufonet.com/cursos_ufologicos/fenomenos_fisicos_que_confundem.htm, Clique aqui
6: Notícia do fato: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2012/10/forca-aerea-dos-estados-unidos-desenvolveu-disco-voador-nos-anos-1950.html, Clique aqui
7: Língua Portuguesa com Acordo Ortográfico [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2016. [consult. 2016-01-20 22:10:26]. Disponível na Internet: 
8: Ref 5.
9: http://www.ceticismoaberto.com/ufologia/3649/ovni-paralisa-aeroporto-na-china, Clique aqui
10: http://framework.latimes.com/2011/03/10/the-battle-of-l-a-1942/#/1, Clique aqui
11: Ham, Ken, "Do I believe in Ufo's? Absolutly!", Answer Magazine, Janeiro-Março de 2008, online aqui



2 comentários:

  1. É, por enquanto é bem isso (ao menos o que nos é oficialmente revelado), mas na imensidão infinita do nosso universo...

    ResponderExcluir
  2. É, por enquanto é bem isso (ao menos o que nos é oficialmente revelado), mas na imensidão infinita do nosso universo...

    ResponderExcluir