segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

CIE-01: Evolução é apenas uma teoria

Alegação:

Perece(sic) que no final das contas todos nós concordaremos que a Teoria da evolução NUNCA passará de uma mera teoria.


_________________________________________________________________________________
Note que a forma com que é montada a alegação não é igual a de alguns criacionistas. (Ceticismo.net citado no bloco transparente)
Muitas vezes as pessoas confundem “Teoria Científica” com teoria popular, por puro desconhecimento dos termos. Uma teoria científica é o grau máximo de comprovação de uma hipótese.
Na verdade, quando criacionistas dizem "Evolução é somente uma teoria", eles querem dizer "A evolução não é um fato comprovado, por isso não se deve promove-la tão dogmaticamente, como se fosse um fato", e na verdade essa argumentação seria o certo. Quando alguém fala "Evolução é só uma teoria" dá para entender o sentido da frase...
Da mesma forma que a Teoria da Relatividade, a Teoria da Gravitação, e a Teoria Atômica, a Teoria da Evolução é cientificamente aceita por apresentar evidências científicas.
Sendo assim, a teoria da evolução deve ser rebaixada a hipótese, por apresentar justamente ao contrario do que uma teoria precisa para ser chamada assim.
A diferença entre Teoria e Lei, é que a lei foi comprovada em sua totalidade, enquanto uma teoria ainda restam pontos a serem comprovados. É por esse motivo que as leis tendem a ser mais simples que as teorias.
O problema aqui é que não falta para a evolução "pontos a serem comprovados", não existe evidência para a evolução (a não ser pontos dos quais criacionistas e evolucionistas concordam, como a microevolução [aqui], assim não sendo evidência para a evolução)
E a Teoria da Evolução já foi comprovada, tanto em campo quanto em laboratório. É de grande utilidade em áreas como epidemiologia, controle de pragas, pesquisas medicinais, entre outros (Bull and Wichman 2001; Eisen and Wu 2002; Searls 2003).
Aqui temos um problema comum como o apresentado anteriormente, o problema é que os exemplos citados não evidenciam a evolução, mas sim a micro-evolução [aqui].  Para ser médico, por exemplo, não é preciso ser evolucionista. Dr. David Mentor escreveu:

"Se a teoria da evolução fosse colocada de parte, não haveria qualquer tipo de impacto negativo dentro da medicina uma vez que essa teoria não desempenha qualquer papel no ensino ou na práctica da mesma. Isto não quer dizer que não há profissionais de medicina que não subscrevem a teoria da evolução, ou que ela não é mencionada durante as palestras. De facto, de tempos a tempos ela é mencionada, mas pelas palestras que já participei, quando a teoria da evolução é mencionada, ela é citada de passagem – quase como uma confissão de fé – sem contribuir em nada para o tópico. 
Os professores não podem perder muito tempo com a teoria da evolução uma vez que eles têm verdadeiro conhecimento médico para passar aos estudantes, e perder tempo com especulações evolutivas é um desperdício. Se removermos a teoria da evolução do nosso estudo, não há nada no domínio da ciência empírica que não pode ser feito de forma progressiva."[1]
   Dr. Tommy Mitchel também escreveu: 


"Como um médico, eu tive que analisar aquelas reivindicações sobre a importância do pensamento evolutivo na minha interação diária com pacientes. Eu procurei também com meus colegas a qual medida do pensamento evolutivo ou não é preciso para adequadamente atender a sociedade com qualidade. Independentemente da persuasão religiosa individual (muitos dos meus colegas são ateus ou evolucionistas teístas confessos que zombam de mim pela minha posição criacionista da terra jovem), nenhum exemplo pode ser colocado diante da necessidade de evolução (ou crença em seus princípios) para praticar a medicina moderna."[2]
Outra confusão é entre teoria e fato. Teoria não é fato, mas sim composta por fatos. Dizemos que a evolução é um fato, e que a teoria da evolução explica o fato.
Evolução não é um fato.
Se “apenas uma teoria” fosse objeção a alguma coisa, criacionistas também deveriam ser “antigravitacionistas”, “antiatomistas” e “antirelativistas”.
Como já foi dito, posto deste modo "é somente uma teoria" está errado.
E mesmo assim, até a teoria gravitacional apresenta grandes desafios (Milgrom 2002), mas mesmo assim o fenômeno da gravidade, assim como a evolução, continua sendo um fato.
A diferença é o tamanho do desafio. Enquanto a teoria gravitacional tem evidências para se apoiar, o evolucionismo não tem.






1: https://answersingenesis.org/creation-scientists/a-philly-story/, Clique aqui
2: https://answersingenesis.org/natural-selection/antibiotic-resistance/evolution-and-medicine/, Clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário