sábado, 6 de fevereiro de 2016

CIE-03: A evolução não faz previsões

Alegação:

A verdadeira ciência precisa fazer previsões. A teoria da evolução apenas descreve o que ocorreu no passado, ela não é faz previsões.

_________________________________________________________________________________
Note que não há fonte para essa afirmação, quando deveria ter. (Ceticismo.net citado no bloco transparente). Na verdade, alguns exemplos que são dados não são evidências da evolução, mas sim uma simples predição que não serve como evidência.
A diferença entre o poder de previsão da TE e de outras ciências é de escala, não de tipo ou qualidade. Todas as teorias são simplificações, elas propositalmente desprezam tantas variáveis externas quanto possíveis. Mas essas variáveis afetam a previsão, com certeza. Por exemplo, você pode prever a órbita de um planeta, mas seus cálculos estarão sempre um pouco fora do real, porque é impossível considerar todos os efeitos de todos os pequenos corpos celestes do sistema solar. Já a evolução é mais sensível às condições iniciais e a fatores externos, então previsões específicas sobre como as mutações irão ocorrer e quais características vão sobreviver são impraticáveis. No entanto é possível fazer previsões gerais sobre o futuro, por exemplo, podemos prever que vírus e bactérias que provocam doenças um dia se tornarão resistentes a qualquer medicamento novo que exista hoje.
Na verdade uma das principais predições da evolução é: aumento da informação, ou seja, aumento de informação genômica.  Os exemplos conhecidos hoje de bactérias e vírus resistentes a medicamentos representam perda de informação e não ganho[1][2].
E tem mais, o poder de previsão da ciência vem de dizer coisas que não seríamos capazes de dizer sem ela. Não precisa ser necessariamente sobre o futuro. Por exemplo, podemos prever eclipses que ocorreram milhares de anos atrás. Evolução permite incontáveis previsões desse tipo.

E mesmo assim, a evolução foi a base para muitas previsões no futuro:
·    Darwin predisse, baseado em homologias com primatas africanos, que os ancestrais humanos surgiram na África. Isso foi confirmado por evidências fósseis e evidências genéticas (Ingman et al. 2000).
Aqui ele ignora todo debate envolvendo os supostos descendentes humanos. Na verdade essa predição está dentro da suposição evolucionista.
Os dados genéticos na verdade estão a favor da bíblia, como a eva mitocondrial que dá idades de apeozimadamente 6.500 anos para a primeira mulher[3].
·    A teoria predisse que organismos em ambientes heterogêneos e que mudam bastante deveriam ter maiores taxas de mutações. Isso foi descoberto em casos de bactérias infectando pulmões de pacientes com fibrose cística crônica (Oliver et al. 2000). 
A teoria do criacionismo também prevê mudanças e mutações. Na arca provavelmente foram levados um casal de animal de cada baramin [[O que é baramin? Clique aqui]], e sabendo que antes do dilúvio as situações eram diferentes do que depois dele, nós percebemos que mudanças rápidas deveriam acontecer para causar a variedade de vida dentro do baramin que vemos hoje. Se evolução prevê mudança em um ambiente que muda bastante, então por que os estromatólitos continuam praticamente iguais em supostos 3,5 bilhões de anos, quando a coluna geológica (pela evolução) mostra mudanças no clima e aparecimentos de novos parasitas e predadores?

·    A relação predador-presa são alteradas em inúmeras formas, através da evolução da presa (Yoshida et al. 2003).
Isso na verdade é predito no modelo criacionista também. Não se engane quando ele fala "evolução da presa", ele na verdade fala de microevolução [aqui] também predito no modelo criacionista.

    Ernst Mayr predisse em 1954 que a especiação deveria ser acompanhada por grande crescimento evolutivo. Uma análise filogenética apoiou essa afirmação (Webster et al. 2003).

·    Vários autores predisseram as características dos ancestrais dos craniados (animais com crânio). Após estudo detalhado, o fóssil Haikouellase “encaixa na descrição perfeitamente” (Mallatt and Chen 2003).



·    A evolução predisse que diferentes tipos de características deveriam dar a mesma árvore filogenética. Isso foi confirmado uma miríade de vezes, com diferentes seqüências de proteínas, por Penny et al. (1982).
Com previsões como essas, a teoria da evolução pode e foi colocada em prática em vastas áreas de conhecimento, como descobrimento de novos remédios e controle de pragas.



1: https://answersingenesis.org/natural-selection/antibiotic-resistance/antibiotic-resistance-of-bacteria-evolution-in-action/,  Clique aqui
2: Bergman, Jerry, "Does the acquisition of antibiotic and pesticide resistance provide evidence for evolution?", Journal of Creation17(1):26–32 April 2003
3: Loewe, L and Scherer, S. ‘Mitochondrial Eve: the plot thickens.’ Trends in Ecology and 

Evolution12(11):422–423, November 1997

Nenhum comentário:

Postar um comentário