segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

COS-05 - A lua está se afastando

Alegação:

A lua está se afastando da Terra, o que torna impossível que ela tenha bilhões de anos.

_________________________________________________________________________________

Em primeiro lugar, essa é uma total exemplificação do problema. Clique aqui para vê-lo por completo. O site também não diz, mas esse artigo é traduzido (aqui), e o autor não cita em lugar nenhum isso. O site Creationwiki.org, refutou o artigo original (aqui), então aqui vou usar essa resposta como base.


A lua está se afastando da Terra a cerca de 3,8 cm por ano. Já que a lua está a 3,85 x 10^10 cm da Terra, isso é consistente, em ordem de magnitude, com um sistema Terra-Lua de bilhões de anos.
 Como já vimos [1] a taxa de desaceleração não é constante, ela depende da proximidade da lua com a terra. David Wright escreveu:

"Um ponto importante a lembrar sobre recessão lunar é que ela não é constante ao longo de grandes períodos de tempo. Quanto mais a lua se afasta da terra, mais constante sua recessão parece tornar-se."[2]


Então quanto mais próximo a terra a lua está, mais rápida é o afastamento. Como já vimos [1] as marés importam na taxa de distanciamento da lua.

"Dois fatores colaboram pelo distanciamento da lua ser mais rápido no passado:
- Uma rápida rotação da terra faz com os bojos de maré da lua ser maiores, isso aumenta a força da maré liquida, o que faz a lua se distanciar mais rápido.
- A lei do inverso ao quadrado. Simplificadamente, a lei da gravidade muda com o quadrado da distância, então se o objeto muda por 1/2, a força da gravidade aumentada por um fator de quatro."[3]

Aqui há uma explicação muito boa sobre a taxa de distanciamento.

Além do mais esse argumento está considerando que a taxa de afastamento permaneceu constante todo esse tempo, o que não é verdade. De fato, a taxa teria sido bem menor (Eicher 1976).
No site do TalkOrigins é melhor explicado o por que disso:

"A magnitude da corrente de atrito depende do arranjo dos continentes. No passado, os continentes estavam dispostos de tal modo que o atrito de maré, e, portanto, as taxas de desaceleração de terra e recessão da lua, teria sido menor. A rotação da terra diminuiu a uma taxa de dois segundos a cada 100.000 anos (Eicher 1976)."[4]


Uma das tentativas de fazer combinar o distanciamento da lua e a idade (usando a disposição dos continentes) foi feita por Poliakow, como mostrado aqui, e que não condiz com os dados verdadeiros. Malcon Bowden escreveu também uma resposta para isso[4], foi para um outro artigo do Talk Origins, mas que é válido aqui também . A fonte do Talk Origins fez uma análise uniformista do problema, e mostrou como a disposição dos continentes deveriam estar hoje para resolver esse problema (claro usando "a formula do milagre" para que no tempo o planeta tivesse o mínimo de de atrito possível, inclusive uma mar mais liso, o que se formos analisar dentro dessa suposição é mentira. Além disso os continentes que supostamente, segundo o Talk Origins, teriam que haver hoje seria muito diferente do que de fato existe.). Ele escreveu:


"Note que Thompson, em seguida, sugere que tais configurações [em relação ao modelo da fonte dele e as atuais posições dos continentes]"podem ​​não ser tão ruim assim." Certamente, eles seria uma notícia muito boa se é essencial ter um modelo que dá o retardamento mínimo![...] Poderia alguma vez ter havido um momento em que os continentes da Terra estavam em qualquer lugar perto das formações ridículas (polares e equatorial), que Hansen tem de assumir a fim de obter os resultados que ele deve obter? Além disso, note que eles devem manter esta posição baixa resistência durante todos os movimentos das placas tectônicas[...]
A atual configuração apresenta um problema intransponível, para os continentes, particularmente as Américas, que são amarrados de norte a sul através do caminho dos bojos de maré, assim criando uma enorme barreira para eles[...]"[4]

Eles não tem evidência para se apoiar, até dentro do paradigma deles[5], sobre como os continentes eram antigamente, esse artigo do Talk Origins mostra uma suposição para tentar salvar a idade do sistema terra-lua. 
Outra coisa que atrapalha os evolucionistas é isso: um artigo foi publico na Science, que analisou o distanciamento da lua no Pré-Cambriano, e a resposta foi que era praticamente igual![6] O que isso quer dizer? Isso mostra que os dados geológicos se encaixam melhor no modelo da criação, pois segundo ele, no dilúvio as camadas geológicas foram formadas, e segundo o mesmo a taxa de recessão seria igual.

No final do texto que escrevi para o blog (aqui) eu refuto outra parte da "resposta" original do Talk Origins ao argumento criacionista


1: http://refutandoaevolucao.blogspot.com.br/2015/12/recessao-lunar-argumento-para-um.html, Clique aqui
2: https://answersingenesis.org/astronomy/moon/lunar-recession/, Clique aqui
3: http://creationwiki.org/Moon_is_receding_at_a_rate_too_fast_for_an_old_universe_(Talk.Origins), Clique aqui
4: http://trueorigin.org/moonmb.php, Clique aqui
5: Murphy, J. and Nance, R., Mountain belts and the supercontinent cycle, Scientific American 266(4):84–91, 1992; p. 91 e Dalziel, I., Lawyer, L. and Murphy, J., Plumes, orogenesis, and supercontinental fragmentation, Earth and Planetary Science Letters 178:1–11, 2000; p. 7.
6: C.P. Sonett, E.P. Kvale, A. Zakharian, M.A. Chan, and T.M. Demko, “Late Proterozoic and Paleozoic Tides, Retreat of the Moon, and Rotation of the Earth,” Science 273 (1996): p. 100–104

2 comentários:

  1. Iniciei a tradução do artigo na CreationWiki/pt: http://creationwiki.org/pt/A_lua_est%C3%A1_se_afastando_a_um_ritmo_muito_r%C3%A1pido_para_um_universo_antigo_(Talk.Origins).

    Abraços

    ResponderExcluir