domingo, 27 de setembro de 2015

Será que dinossauros cuspiam fogo?


   Será que dinossauros cuspiam fogo?


   Como já vimos as descrições de dragões podem representar na verdade dinossauros. Algo muito marcante em "lendas" de dragões são o fogo saindo de sua boca... Mas será que ele possuíam tal mecanismo de defesa? Antes de responder a essa pergunta vejamos alguns artefatos (de supostos dragões) que na verdade são dinossauros.






Francês Carving Chateau






   Olhe bem. Na primeira representação vemos um "dragão" que solta fogo pela boca, já na segunda temos também um "dragão", mas esse não solta fogo. Usando essas figuras como "guias" podemos afirmar que alguns "dragões" soltavam fogo pela boca. Vemos isso também em lendas de "dragões", existem vários tipos! Ou seja, existem dragões sem e com asas. Em formas de serpentes e não. Cuspidores de fogo ou não! Sem mais delongas... Vamos lá!

   Para as lendas de dragões cuspidores de fogos há algumas hipóteses

1 - Características adicionadas ( ou seja fictícia)

   O documentário "O grande mistério dos dinossauros" expressa essa opnião. Ela fala o seguinte: Dinossauros começaram a se tornar criaturas escassas, o que é atestado pelo livro Historiae Animalium:


"Os dragões são muito raros mas ainda criaturas vivas"[1]


   Então para criar uma impressão que essas criaturas eram muitas (mais do que eram) eles colocavam novas características, ou até criavam alguns tipos de dragões. Algo também que pode atestar isso é esse "dragão" com bico de pato achado na França.
Dinossauro_Bico_Pato
   Talvez seja a representação de um Hadrossauro.
Dinossauro_Bico_Pato_2
   Mas agora veja na primeira figura as asas adicionadas! Talvez os criadores de tal representação estivessem realmente usando um Hadrossauro, ou seja, eles não adicionaram tais características e sim fizeram uma cópia real (podería ser um Hadrossauro ou um Hadrossauro com asas de verdade ou outro tipo de dinossauro não conhecido). Poderiam também ter adicionado proposiotalmente como na hipótese aqui apresentada.
   Com certeza essa hipótese se encaixa em poucos casos (se encaixar em alguma!), pois em culturas do mundo há lendas de dinossauros por exemplo cuspidores de fogo (com exceção algumas) em vários (espalhados) lugares no mundo.

2 - Os dinossauros realmente cuspiam fogo

   Essa hipótese diz que realmente os alguns dinossauros cuspiam fogo. Temos um exemplo desse mecanismo de defesa na natureza (mas em pequena escala), o Besouro-bombardeiro é esse exemplo. Veja o vídeo ao lado e saiba mais. 
"Esta modesta criatura se defende de uma maneira bastante peculiar; O besouro-bombardeiro produz um jato quente que repele os inimigos. Esse material fica localizado em seu abdômen, por duas glândulas. Seu corpo possui duas bolsas com substâncias químicas que explodem quando misturadas (peróxido de hidrogênio e hidroquinona), mas são benignas quando mantidas separadas.
Assim, a primeira capacidade é que esse besouro possui duas bolsas distintas que mantêm as substâncias químicas separadas até que ele precise da reação química para protegê-lo.
A segunda capacidade é que esse besouro possui um revestimento de amianto em seu "caldeirão" onde os produtos químicos são misturados. Esse revestimento impede que a explosão química destrua o corpo do besouro ao ser projetada para fora.
Entretanto, uma terceira capacidade se faz necessária para impedir que a explosão que ocorre fora do corpo do besouro atinja-o quando a corrente da química explosiva irrompe para fora do corpo. Se essa corrente fosse contínua, o besouro seria explodido pela reação química que sai do corpo; no entanto, o besouro expele sua corrente em pulsações gotejantes pequenas e contínuas. Assim, a corrente de material explosivo não é continua, de forma que o besouro não é morto pelo seu próprio mecanismo de proteção."[2]
   Dinossauros também podiam ter esse mecanismo de defesa. Algo que também deve ser dado alguma atenção é que algumas culturas chamam qualquer brasa ou algo assim de fogo.

"No entanto, é possível que um dos dinossauros possuíam tal defesa, por exemplo através da produção de metano ou de outro gás inflamável no seu sistema digestivo e expulsando-o com alguns meios de ignição para produzir chamas. Uma vez que as partes moles envolvidas não são susceptíveis de fossilização, não esperaríamos encontrar evidências delas nas rochas. "[3]

   Para mim a junção das duas hipóteses são válidas. Mas mesmo não tendo certeza se realmente os dinossauros cuspiam fogo, podemos saber (como já vimo aqui) que a maioria de conto de dragões se referem a dinossauros

     (continua)



1: Conrad Gessner,  Historiae Animalium, p. 224
2: https://pt.wikipedia.org/wiki/Besouro-bombardeiro
3: http://creationwiki.org/Dragon#Fire_breathing

Nenhum comentário:

Postar um comentário