segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Deve-se ensinar Criacionismo nas aulas de ciência?

Deve-se ensinar Criacionismo nas escolas?

OBS: Esse post se refere a posição do autor do blog para com esse assunto e pode não compartilhar com a mesma opinião de Sociedades ou Institutos Criacionistas.


   A resposta para essa pergunta é não. O criacionismo como já vimos [[se não sabe o que significa e o que é clique aqui]] é um modo filosófico de explicar as origens, esse deve ser ensinado em aulas de filosofia ou/e religião. O que deve de fato ser ensinado como uma proposta científica para as origens é o Criacionismo Científico, esse sim deve ser ensinado nas aulas de ciência. 
   O projeto de lei proposto pelo Pastor Marcos Feliciano [[Clique aqui e lei o projeto de lei]] quando foi proposto causou muita revolta por parte de quem é contra o criacionismo (de qualquer gênero) nas aulas de ciência. Quero aqui comentar esse projeto passo a passo. Então, vamos lá:

" JUSTIFICAÇÃO 

Hoje mais do que nunca o “cientificismo” que muito nos ajuda, tem rejeitado qualquer conceito ou ensino de origem divina como se fosse possível submeter à autenticidade do Criador em laboratório de experimentos humanos."

   
A Justificação desse projeto já começou de forma errada. Parece-me que o autor desse projeto de lei quer ensinar sobre o Criador nas aulas de Ciência [[A existência de Deus é um dos pilares do Criacionismo como já escrito aqui]], que neste caso seria o Deus da Bíblia. O problema é que Deus não é um ser científico e não pode ser constatada sua existência direta por experimentos. Sua existência pode ser discutida filosoficamente, e até apresentar argumentos de sua existência filosoficamente, mas nunca num experimento científico. E por isso a existência ou não de Deus não pode ser ensinada nas aulas de ciência.

"Como é sabido, hoje vigora nos currículos escolares o ensino do EVOLUCIONISMO, propagando que a vida originou-se de uma “célula primitiva” que se pôs em movimento pelo “Big Bang”. Em termos mais simples, “os seres vivos provieram da matéria inorgânica, e das plantas se originaram os animais e, por fim, dos animais teria provido o homem”, ou seja, “sempre do menos teria vindo o mais, do inferior, por desabrochamento, teria vindo o superior”."

   Nessa parte da Justificação é evidente uma certa ignorância por parte do autor da lei sobre a teoria da Evolução. Na verdade a teoria da evolução não fala de onde a vida veio, ele tenta (e não passa disso) explicar como a vida evoluiu, e por que a vida é como é assim hoje. Sabemos que existe hoje a evolução teísta, que é um modo de tentar juntas a teoria da evolução com uma ideia Teísta, mas não significa que por causa que algum cristão (por exemplo) é evolucionista teísta quer dizer ele acredite no Big Bang, o que quero dizer é que teoria do Big Bang e evolução são coisas distintas. Depois é afirmado "
os seres vivos provieram da matéria inorgânica, e das plantas se originaram os animais e, por fim, dos animais teria provido o homem". A teoria da Evolução nunca afirma que viemos das plantas, ela só afirma que a vida veio de um ancestral que por sua vez evoluiu e formou a árvore da vida, alem disso qualquer árvore evolutiva da vida que exista, nunca afirmou que viemos das plantas.

"Ocorre que por força da fé, dos costumes, das tradições e dos ensinos cristãos, a maioria da população brasileira crê no ensino criacionista, como tendo sua origem em Deus, criador supremo de todo universo e de todas as coisas que o compõe, como animais, plantas, o próprio homem. 
Este ensino tem como fundamento o livro de Gênesis contido no livro dos livros, a saber, a Bíblia Sagrada que é a verdadeira constituição da maioria das religiões do nosso país.
De acordo com a nossa Constituição Federal, mais precisamente em seu artigo 5º onde trata dos direitos e deveres individuais e coletivos, nos incisos VI e VIII do citado dispositivo legal “É inviolável a liberdade de consciência e de crença, (...) ninguém será privado de direitos por motivo ou de convicção filosófica ou política.” Assim sendo ensinar apenas a teoria do evolucionismo nas escolas, é violar a liberdade de crença, uma vez que a maioria das religiões brasileira acredita no criacionismo, defendido e ensinado na Igreja Católica, que ainda hoje é maioria no país, pelos evangélicos e demais denominações assemelhadas. As crianças que frequentam as escolas pública tem se mostrado confusas, pois aprendem nas suas respectivas escolas noções básicas de evolucionismo, quando chegam a suas respectivas Igrejas aprendem sobre o criacionismo em rota de colisão com conceitos de formação escolar e acadêmica. Ensinar apenas o EVOLUCIONISMO nas escolas é ir contra a liberdade de crença de nosso povo, uma vez que a doutrina CRIACIONISTA é a predominante em todo o nosso país. O Ensino darwinista limita a visão cosmológica de mundo existencialista levando os estudantes a desacreditarem da existência de um criador que está acima das frágeis conjecturas humanas forjadas em tubos de ensaio laboratorial. Sem menosprezo ao avanço tecnológico e científico, indispensável às necessidades sociais enquanto aplacador da inventividade e curiosidade humanas, é possível harmonizar ensinos que contribuam ao desenvolvimento e amplitude da visão cósmica do conhecimento humano."[1]

   
A argumentação presente aqui é totalmente falaciosa. Aqui ele mostra que quando ele quer instalar o criacionismo nas escolas, ele não precisa de confirmações científicas pois pela "força da fé, dos costumes, das tradições e dos ensinos cristãos, a maioria da população brasileira crê no ensino criacionista, como tendo sua origem em Deus, criador supremo de todo universo e de todas as coisas que o compõe, como animais, plantas, o próprio homem. " Mas veja, (não estou argumentando que o criacionismo não pode ser tratado de um modo científico) uma teoria para ir para o currículo das aulas de ciências precisa ter evidências científicas, não é pela aceitação da população que uma teoria vai ou não para o currículo escolar (da disciplina de ciências), e sim pelo embasamento científico, e além disso, mesmo que a população não esteja de acordo com uma teoria, sendo ela embasada em fatos, ela vai sim para o currículo escolar e isso não impede a capacidade da não aceitação dessa teoria.
   Mas o pior problema é que o evolucionismo tem sido ensinado no currículo de ciências na escola, mesmo não havendo nenhuma evidência a favor dele. O autor desse projeto de lei falou algo interessante numa entrevista:


"Por que meus filhos podem aprender a teoria da Darwin, que é só uma teoria? Se não fosse uma teoria, seria uma coisa comprovada. É só uma teoria, que ninguém consegue reproduzir em laboratório.
Se a teoria de Charles Darwin, que diz que o homem veio do macaco, pode ser ensinada aos meus filhos, por que eu não posso ensinar a teoria de Moisés, a de que Deus criou o mundo em seis dias?"[2]
   Isso é confirmado com a afirmação de um cientista num artigo na revista Nature:                                                                                                                                                                   "Nossa teoria da evolução ... encontra-se, portanto, fora dos limites da ciência empírica ... não se pode pensar em um modo de testá-la. Idéias sem base alguma, ou baseadas em uns pouco experimentos de laboratório, postas em prática em sistemas extremamente simplificados, têm logrado aceitação muito além de suas validades. Tornaram-se parte do DOGMA evolucionistas, aceito pela maioria de nós, como parte de nossa formação"[3]                                                                                                                                                                                                                                  Vemos aí que nem a teoria da evolução, tão aclamada como fato, tem poucos experimentos em laboratórios, e ainda afirmo mais: a teoria da evolução não tem uma única evidência que aponte a seu favor.  Sabendo que alguns criacionistas querem implementar o ensino dele nas aulas de ciências, o evolucionistas praticam um homem de palha afirmando que os criacionistas querem retirar o ensino da teoria da evolução. Mas isso é mentira, no final da justificação do projeto de lei diz:                                                                                                                                                                                                           "O que se requer não é a supressão da teoria evolucionista dos currículos escolares, mas a inclusão da doutrina criacionista"[1]                                                                                                                                                                                                           A teoria do Criacionismo como científica (o chamado criacionismo científico) tem total apoio de evidências científicas (algumas já apresentadas nesse blog, e outras muitas que ainda serão), então conclui-se que o criacionismo científico pode sim ser ensinado nas aulas de ciência.




1: http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=1286780&filename=Tramitacao-PL+8099/2014, Clique aqui
2: http://noticias.terra.com.br/educacao/se-ensinam-teoria-de-darwin-que-ensinem-a-de-moises-diz-feliciano,4412f34424bcb85b6260806c66698d09ucigRCRD.html, Clique aqui
3: Ehrlich e Birch, “Evolutionary History and Population Biology”, Nature, Vol. 214, Abril (22) 1967, p. 352.


    

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