terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Sem argumento? Apele ao insulto!

Sem argumento? Apele ao insulto!


Imagem presente no site ceticismo.net, mostra
um desrespeito a Jesus Cristo
   Aqui nesse post eu quero falar de uma coisa muito ruim, e maléfica para todos. Existem grupos ateus (podem existir cristãos também, aqui o foco é repudiar o insulto) que não tem argumentos e apelam ao insulto.  Por exemplo o site ceticismo.net chama os criacionistas de criaBURRIcionistas, isso é um tremendo insulto e é anti-científico. Insultar qualquer pessoa é algo totalmente infantil, mas já, num debate é mais infantil ainda! Talvez os insultos venham do suposto antigo "mal" momento com Deus (ou seja, se afastou da fé), ou até venha de má amizade com algum cristão (ou de qualquer religião) ou desentendimento, podendo ser até por que a pessoa "vai na onda" dos outros, mas de qualquer modo o insulto é totalmente desprezível, e não deve fazer parte de qualquer debate. Olhe as palavras desprezíveis do grande evolucionista e proeminente ateu Richard Dawkins:

"Quando eu encontro alguém que se diz religioso, meu primeiro impulso é dizer: "não acredito em você até que você diga: no que você acredita", por exemplo, se ele for católico, "Você realmente acredita que quando um padre abençoa um wafer, ele se transforma no corpo de Cristo? Você seriamente está dizendo que acredita nisso? Você seriamente está me dizendo que vinho se transforma em sangue?" Deboche deles! Ridicularize eles! Em público! Não caia na convenção de ser polido ao falar sobre religião! A religião não é especial, não está fora da lista."[1]

   A resposta de Ravi Zacharias a estas deploráveis afirmações de Richard Dawkins, está dispoínel no link da citação, aqui queremos discutir o apelo ao insulto. Leia de volta a afirmação de Richard Dawkins, alguém que tem respeito faz tal afirmação em público?
    Judas 1:17-18 diz:

"Mas vós, amados, lembrai-vos das palavras que vos foram preditas pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo;
Os quais vos diziam que nos últimos tempos haveria escarnecedores que andariam segundo as suas ímpias concupiscências."

   Um tipo de insulto ao adversário é a chamada falácia ad hominen que consiste em atacar o defensor do argumento em vez do argumento, por exemplo, alguém argumenta que o céu é azul e eu respondo: " Olha aí, um fedorento dizendo que o céu é azul, cruzes!". O ad hominen é uma das falácias mais infantis que existem, e quem está mostrando a fragilidade de seus argumentos, ou a dificuldade de segurar seus sentimentos.

1: https://www.youtube.com/watch?v=SHQpXt8RwOw, Clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário