sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Algumas "objeções" a arca de Noé (parte 1)

Algumas "objeções" a arca de Noé (parte 1)

Essas "objeções" são frequentemente citadas para "refutar" a arca de Noé. Mas uma analise mais aprofundada mostra que na verdade essas chamadas objeções são totalmente infundadas. Vamos a primeira:


"Como dinossauros (e outros animais grandes) couberam na arca dado o tamanho deles?"

Quis começar com essa, pois a resposta dessa nos dá uma base para a resposta das outras. A resposta para essas "objeção" é uma resposta mais que óbvia. Antes de responder vou dar um exemplo, os elefantes:


Tamanho e peso de elefante filhote:

Aprox. 90 Kg.

Aprox. 100 cm.


Tamanho e peso de elefante adulto:


Aprox. 6 Toneladas (elefante africano chega até 12 toneladas)

De 4 a 5 metros.[1][2]

Agora te pergunto, qual dos dois (filhote ou adulto) você levaria? Por questões lógicas o filhote seria levado. Levar filhotes, invés de adultos na arca teria outros benefícios:


1 - Come menos
2 - Menos sujeira
3 - Tem a vida inteira para se reproduzir
4 - Menos peso


Figura 1. [4]
Infelizmente esta "objeção" é comumente usada em sites (entre outros) anti-diluvio. Além disso descobriu-se que dinossauros tinham um surto de crescimento na adolescência. Vou dar dois exemplos. Por exemplo o Apatosaurus excelsus tem um surto de crescimento (e de peso) após os 5 anos de idade[3]. E o famoso T. Rex também tem um surto de crescimento. Quando está com 10 anos ele tem menos que meia tonelada, seu surto de crescimento começa ao 14-18 anos e ganha cerca de 2 kg por dia, podendo alcançar 767 kg/por ano. Quando chega a seus 20 anos já tem cerca de 5 toneladas e meia[5]. Então ficaria fácil para eles caberem na arca.
   A segunda "objeção" é:

"Como animais carnívoros estavam na arca sem devorar outros animais?"


A primeira pergunta seria: Havia animais carnívoros na arca? A resposta é provavelmente sim. Existem fósseis, que segundo a geologia do dilúvio foram formados durante ele, que mostram por exemplo, um velociraptor (dinossauro) comendo carniça[6], por isso a resposta seria um provável sim. A outra pergunta é: Animais carnívoros (conhecidos hoje) podem adaptar sua dieta? A resposta é sim!
O leão é um desses exemplos... Um leão passou 9 anos da sua vida sem comer carne, e fazer ele adquirir gosto por ela foi difícil[7], uma leoa também comia só espaguete[8], gato vegetariano (que não aceitava comer frango e peixe!)[9], cachorro podem ser vegetarianos também[10], e ainda existem outros exemplos, esses são os chamados "carnívoros herbívoros". Mas existem também exemplos do contrario, ou seja, animais que são considerados herbívoros, mas também podem comer carne, alguns exemplos são: cangurus carnívoros[11], vaca carnívora[12], ovelha carnívora[13]. Já para animais conhecidos só por fósseis não é possível saber.
   Como os animais na arca eram provavelmente filhotes, haveria menos perigo (de ataque a outros animais) e ainda a alimentação poderia ser adaptada para eles, por serem filhotes. Além disso alguns animais que tem hábitos de hibernação, poderiam hibernar na arca, assim Noé precisaria levar menos comida.
Uma hipótese de como os animais logo depois da arca poderiam "virar" carnívoros seria a seguinte.  Gênesis 1: 28-31 diz:

"29E acrescentou Deus: “Eis que vos dou todas as plantas que nascem por toda a terra e produzem sementes, e todas as árvores que dão frutos com sementes: esse será o vosso alimento! 30Também dou a todos os animais da terra, a todas as aves dos céus, a todos os répteis da terra, e a todas as criaturas em que há fôlego de vida, todos os vegetais existentes, como mantimento e sustento!” E assim aconteceu. 31Então Deus contemplou toda a sua criação, e eis que tudo era muito bom. Houve, assim, a tarde e a manhã: esse foi o sexto dia." 

Deste texto podemos perceber que os animais não comiam carne no jardim do Éden. Depois houve a maldição, e aí os animais começaram a ser carnívoros. Jonathan Sarfati escreveu sobre animais carnívoros pré-diluvianos:


"Na verdade, há uma dica na Bíblia que havia carnívoros pré-diluviano, apesar de eu não ser dogmático sobre isso. Isto é, quando Caim ficou furioso que Deus (YHWH) rejeitou seu sacrifício, Deus lhe disse que "o pecado jaz à porta" (Gênesis 4: 7b). Deus exemplificou que pecado que ele cometeu foi como "agachar", isso significa "pronto para brotar". O mesmo exemplo é usado em Gênesis 49: 9, " ele agachou-se como um leão".De fato, em Gênesis 4: 7, o verbo rōbets (רבץ) é masculino para concordar com a fera implícita, não é feminino para concordar com "pecado".Assim, o pecado se Abel foi como um leão esperando para atacar Caim e consumi-lo."[14]


Isso pode nos indicar os hábitos carnívoros de alguns animais. Logo depois os animais viraram carnívoros. Como os animais entraram na arca (provavelmente) filhotes, era mais fácil eles se acostumarem com uma outra dieta, mas quando o dilúvio parou e os animais e o homem saíram da arca a vida era outra. Não havia muita vegetação (igual a do mundo pré-diluviano). Os animais na arca tinham hábitos que não eram carnívoros, mas os antecedentes (ou seja, os pais), de alguns animais, já tinham hábitos carnívoros, os animas mais facilmente adaptáveis começaram a ter hábitos carnívoros (por causa da vegetação). Alguns animais podem ter migrado para outros lugares em busca de comida (vegetação). Em Gênesis 9: 1-3 diz:

"1 Deus abençoou Noé e seus filhos, dizendo-lhes: "Sejam férteis, multipliquem-se e encham a terra. 2 Todos os animais da terra tremerão de medo diante de vocês: os animais selvagens, as aves do céu, as criaturas que se movem rente ao chão e os peixes do mar; eles estão entregues em suas mãos. 3 Tudo o que vive e se move lhes servirá de alimento. Assim como lhes dei os vegetais, agora lhes dou todas as coisas."



Nesse momento Deus autoriza o homem a ter hábitos carnívoros, mas lembre-se que o único digno que Deus achou na terra antes do dilúvio foi Noé, em outras palavras, Deus autorizou Noé comer carne, mas isso não impede que outros homens pré-diluvianos terem comido. Talvez por causa da comida (vegetação) escassa Deus autorizou Noé comer carne. A terceira e última é:

"Como coube tantos animais na arca?"

Para essa reposta, a baraminologia é essencial [[o que é baraminologia? Clique aqui]]. Dois animais de cada espécie foram levados com Noé na arca, lembre-se que espécie na bíblia tem um sentido diferente como o qual conhecemos hoje. Com a baraminologia vemos que, por exemplo, lobos, cachorros e coites são do mesmo baramin, ou seja, um descendeu do outro, ou os três descenderam de um desconhecido, o fato é que, Noé não precisou levar, usando o exemplo, um par de cachorros, coiotes e lobos, e sim só um que deu origem aos outros. Levando isso em conta o número de animais na arca é reduzido drasticamente.
   Outro fato que devemos levar em conta é que insetos não foram levados na arca. 

"os insetos não estão incluídos no significado do behemah ou Remes em Gênesis 6: 19-20, então Noé provavelmente não teria levado a bordo como de passageiros de qualquer maneira."[15]

Mas mesmo assim, o tamanho da arca é suficiente ? A resposta é sim! Algumas estimativas mostram que foi preciso 70.000 animais na arca[16] e levando em conta que o covado era cerca de 48,2 centímetros (dando cerca de 140x23x13,5 = 43.500 m3 ), estudantes de Física concluíram que é possível a arca acomodar esse número de animais (sem afundar)[17]. 
Se supormos que todos os animais foram mantidos em gaiolas médias de (em cm) 50x50x30, ou seja, 75.000 cm3, então as 35.000 espécies de animais ocupariam 2.625 m3, sendo o resto do espaço para comida, ainda lembre-se que alguns animais na arca podiam estar hibernando. As aves talvez não ficassem em gaiolas, mas livres na arca. O fato é que é  possível a arca transportar animais e ainda a comida. Uma equipe coreana analisou a segurança da arca de Noé, e concluiu:


"Em conclusão, a Arca como um navio à deriva, é assim que se acredita ter sido, é um projeto de feixe razoável em razão a segurança do casco, tripulação e carga dos ventos fortes e ondas que lhe seriam impostas pelo dilúvio de Gênesis.

O limite de viagem da Arca, estimada a partir de critérios modernos de navios de passageiros revela que ela poderia ter navegado sob condições de mar com ondas superiores a 30 metros."[18]




1: http://www.terra.com.br/criancas/bichinhos07.htm, Clique aqui
2: http://www.suapesquisa.com/mundoanimal/elefante.htm, Clique aqui
3: Erickson, G. et al., Dinosaurian growth patterns and rapid avian growth rates, Nature 412(6845):429–433, 26 July 2001
4: Figura retirado de: http://www.nature.com/nature/journal/vaop/ncurrent/extref/nature16488-s1.pdf, Clique aqui
5: Gosline, A., Bone rings hold the secrets to dinosaurs’ enormous size, New Scientist 183(2460):8, 2004.
6: http://www.bbc.com/portuguese/ciencia/2010/04/100406_velociraptorfossil_ba.shtml, Clique aqui
7: Westbeau, G.," Little Tyke: the story of a gentle vegetarian lioness", Theosophical Publishing House, IL, USA, 1986.
8: http://www.iol.co.za/news/south-africa/lioness-lea-is-a-pasta-master-1.80787, Clique aqui
9: http://www.dailymail.co.uk/news/article-1169637/Meet-Dante-Britains-vegetarian-cat-refuses-eat-meat-fish.html, Clique aqui
10: Coates, Jenifer, "Can Dogs Stay Healthy On A Vegetarian Diet?", Abril de 2012
11: http://creation.com/was-leviathan-a-parasaurolophus, Clique aqui
12: http://noticias.terra.com.br/popular/interna/0,,OI1459251-EI1141,00-Vaca+carnivora+come+galinhas+vivas+na+India.html, Clique aqui
13: http://creation.com/feedback-creation-222#henhuntinghorse, Clique aqui
14: http://creation.com/animal-carnivory-began-at-fall, Clique aqui
15: Sarfati, Jonathan, "How did all the animals fit on Noah’s Ark?", Creation 19(2):16–19 Março 1997
16: H. Morris, J. Whitcomb, The Genesis Flood, (Presbyterian and Reformed Publishing, 1961)
17: O. Youle, K. Raymer, B Jordan, T. Morris,” The animals float two by two, hurrah!”, Journal of Physics Special Topics, 11 de Novembro de 2013, Online aqui
18: S.W. Hong et al, Safety investigation of Noah’s Ark in a seaway, Journal of Creation (formalmente TJ) 8(1):26–36 Abril de 1994

6 comentários:

  1. Nossa quanta burrice....Leão comendo espaguete foi demais pra mim....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua argumentação é totalmente sem sentido. Leia o texto e verá que minha argumentação está totalmente adequada para meu objetivo final.

      Excluir
    2. mano... como é possivel que com tanta informação ainda existam pessoas que se recusam a usar a inteligencia. Você tem 4 bilhões de anos de evolução bem sucedida, aja como tal!

      Excluir
    3. Desculpa, explique-me melhor o por que do texto ser "burro" ou "sem inteligência". Veja, os argumentos que usei no texto não prova a arca de Noé ou algo assim, porém mostra fatos que tornam ela plausível científicamente! Defina-me, o que é usar inteligência? Se usar a inteligência é ser evolucionista, então quero continuar burro... Pois os dados implicam ao contrário do que é (provavelmente) afirmado por você.

      Em Cristo,
      Derek

      Excluir
  2. Além do mais, leão comendo espagueti foi documentado cientificamente... Da próxima vez peço que faça uma crítica coerente.

    ResponderExcluir
  3. Renas é dromedários no mesmo ambiente ?

    ResponderExcluir