segunda-feira, 14 de setembro de 2015

O que são dragões?

O que são dragões?


"Talvez você não tenha notado pelo peso, mas você está segurando em suas mãos 150 milhões de anos da história da idade da terra"[1]


   Será que dinossauros e humanos nunca se viram? Será que humanos e dinossauros em alguma parte da história viveram juntos?

 


   O termo dinossauro foi inventado em 1841 por Sir Richard Owen. Então se pessoas de várias cultural viam dinossauros antes de 1841 como os chamavam? A resposta seria que com certeza as pessoas em volta do mundo chamariam a criatura de nomes diferentes, mas se referindo a mesma criatura. Interessante... Você já ouviu falar sobre lendas de Dragões? (clique aqui e veja artigo do Wikipédia com algumas lendas) Você sabia que no mundo todo dragões tem nome diferentes?



CULTURENAME FOR DRAGON
ChinaLoong
JapanRyu
PhilippinesBakunawa
SiberiaYilbega
Frenchdragon,dragun,dargon
TurkeyEjderha
GreeceDrakon
PortugalCoca
RomainaBalamr
SlavicZmeg, Drak, Smok
HungarySarkany
Britain/EnglandWyvern, Dragon
SardiniaScultone
WalesY ddraig goch
KoreaYong, Imoggi
VietnamRong, Long
IndiaNeak
PersiaAzhdaha
GermanyLindworm
TartarZilant

   O mais interessante sobre esses supostos mitos é que eles existem no mundo todo! De culturas que nunca teoricamente tiveram contato! O grande evolucionista Carl Sagan escreve:


"A difusão de mitos de dragões nas lendas de muitas culturas provavelmente não é um acidente"[2]

   Mas o que corrobora mais com essa hipótese (dragões serem dinossauros) é um fato que ocorreu em 1611 na China, o imperador chinês criou um cargo que se chamava "cuidador do dragão real"! Quem criaria um cargo desses se essas criaturas não existissem? Outros registros históricos também confirman que dragões foram reais. Aproximadamente nos anos 1500, Conrad Gessner lançou um livro científico (Historiae Animalium) , ele escreveu:



"Os dragões são muito raros mas ainda criaturas vivas"[3]

   Essa afirmação é no mínimo interessante, porque um cientista afirmaria isso? Abaixo vou listar outros fatos interessantes:

"1. Quando Alexandre o Grande (cerca de 300 A.C.) e os seus soldados marcharam até à Índia, descobriram que os Indianos adoravam grandes répteis sibilantes que mantinham em cavernas.

2. Marco Polo viveu na China durante 17 anos, no ano de 1271, e reportou que o imperador chinês criava dragões para puxarem as suas carruagens em desfiles. "[4][5]

"São João Damasceno, um monge oriental, que escreveu no século 8, dá um relato sóbrio dos dragões, insistindo que eles são meros répteis e não têm poderes mágicos. Ele cita o historiador romano Dio que relatou o Império Romano no século II. Regulus, um cônsul romano, lutou contra Cartago, quando um dragão de repente subiu e se estabeleceu por trás da parede do exército romano. Os romanos mataram-o, e o esfolou e enviou a pele para o Senado romano. "[6]


   Ulysses Aldrovandus, um naturalista , escreveu em 1640 em seu livro do encontro de um camponês cujo nome era Baptista, que se encontrou com um dragão que , na verdade, parece um tipo de dinossauro chamado Tanystrophaeus.[7][8]
   Temos relatos de além de dragões, alguns sobre outro tipo de dragão, dragões voadores. Vamos começar por essa passagem na bíblia:

"Esta é a mensagem de Deus a respeito das feras da região Sul. “Os embaixadores atravessam uma região perigosa e difícil, onde há leões, cobras e dragões voadores. Nas costas dos seus jumentos e dos seus camelos, vão os presentes e as riquezas que eles levam para um povo que não pode socorrê-los"[9]

   

   Se você não crê na Bíblia como algo verdadeiro, temos também "dragões voadores" no livro "The History of Herodotus", de Heródoto um historiador grego: 



"Há uma região no norte da Arábia, situada quase em frente à cidade de Buto, lugar onde fui investigar sobre as serpentes aladas: e quando cheguei lá, vi ossos e espinhas  [dorsais] de serpentes em número tão grande que é impossível reportá-lo.[...][...]Alguns grandes e outros menores, e outros ainda menores.
A região onde as espinhas se encontram espalhadas no chão tem a mesma natureza da entrada da estreita passagem de montanha para a grande planície, que é a que se encontra unida à planície do Egito.[...] e segundo é reportado, no início da primavera, as serpentas aladas da Arábia voam rumo ao Egito, e as aves com o nome de íbis encontram-se com elas à entrada desde país[...] Em relação às serpentes, a sua forma é como a de uma cobra-de-água; e tem asas sem penas, mas que se parecem com as asas dum morcego"[10]

   Se atente para a parte final, "a sua forma é como a de uma cobra-de-água; e tem asas sem penas, mas que se parecem com as asas dum morcego", procure na internet a foto de um morcego e cobra-de-água, compare-os... Parece um pterossauro ou Ranforrinco ?

Também existe um livreto de 1669 que fala de serpentes aladas (claro, sempre se referindo como dragões) ele se chama:  "Strange News out of Essex or The Winged Serpent", e descreve a serpente alada como tendo alguns pés de comprimento e dentes afiados na boca
Rhamph DB.jpg
O Documetário o Grande mistério dos dinossauros fala de uma outra história, agora de índios americanos:
"O folclore dos indíos Sioux (não consegui indentificar direito o que o narrador fala), conta que uma expedição de guerreiros Sioux estavam caçando durante um tempestade, eles viram uma enorme criatura parecida com um pássaro voador ser atingida por um raio e cair na terra, depois de muitos dias de procura acharam o que tinha sobrado da criatura, ela possuía grande garras nos pés e nas asas, e o bico era longo e afiado. havia uma crista de osso na cabeça , e possuía uma envergadura de seis metros de comprimento." [11]
   A descrição se encaixa como de um pteranodon.

  Answer in Gensis escreve:

"Em Génesis 1:21, a Bíblia diz: “Deus criou, segundo as suas espécies, os monstros marinhos e todos os seres vivos que se movem nas águas.” A palavra hebraica para “monstros marinhos” (‘baleias’ na versão King James) é a palavra traduzida noutros lados como ‘dragão’ (hebraico: tannin). Então, no primeiro capítulo do primeiro livro da Bíblia, Deus pode estar a descrever os grandes dragões marinhos (animais tipo dinossauros que habitavam no mar) que Ele criou."[12]

   Algo interessante também quando se estudo dragões e suas relações com dinossauros é, muitas das imagens de supostos dragões em templos deveriam refletir imagens parecidas com as de dinossauros, então vejamos.


  Esse seria um dragão qualquer se não fosse a semelhança com o dinossauro supostamente extinto há 200 milhões de anos, o Celófise, (você pode me perguntar o seguinte, no suposto dragão chinês há chifres e no Celófise não, então vejamos, muitos dinossauros do mesmo tipo tinham chifres alguns e outros não, então parece que os chineses viam dinossauros Celófise com chifres, e veja que o homem está o alimentando!)






Esse outro está numa igreja na Espanha, seria um santo matando um dragão, mas conhecidentemente esse tal dragão é muito parecido com o Nothossauro!



   Se você olhar o artigo do wikipédia, verá algumas coisas interessantes e que serão analisadas aqui. 

"Muito se discute a respeito do que poderia ter dado origem aos mitos sobre dragões em diversos lugares do mundo. Em geral, acredita-se que possam ter surgido da observação pelos povos antigos de fósseis de dinossauros e outras grandes criaturas, como baleias, crocodilos ou rinocerontes, tomados por eles como ossos de dragões"[13]

   Bem, o site genesispark.com traz uma página completa chamada "Paleontólogos antigos", que fala sobre o que o texto do wikipédia falou. Ele diz:

"Quando apresentado representações de dragões semelhante a de dinossauros convincentes encontradas em várias civilizações antigas, alguns evolucionistas apresentam a teoria de que os povos antigos teriam montado esqueletos de dinossauros. Enquanto há certamente evidências de que ossos fossilizados foram observados nos tempos antigos, e em alguns casos removidos como talismãs ou curiosidades (Ver Mayor, Adrienne,  os primeiros caçadoresfósseis, Princeton University Press, 2001.), não há nenhuma evidência de que eles montados completa esqueletos ou estudos paleontológicos dos grandes répteis.
    • Se civilizações antigas foram desenterrar fósseis de dinossauros, por que eles quase nunca mostram esqueletos? Por que descrevem interagindo com as pessoas?
    • Nós temos muitas ferramentas e artefatos destas civilizações. Onde estão suas ferramentas de escavação, andaimes, parafusos de osso, e colas? Onde estão os registros de montagem do esqueleto? o museu exibe-se?
    • Mesmo que os povos antigos foram capazes de escavar e remontar ossos fossilizados que, sem dúvida eles não têm o conhecimento em anatomia comparada, a experiência de milhares de cientistas e dezenas de milhares de publicações que temos hoje. As Primeiras tentativas por paleontólogos ocidentais eram risíveis. Levou um par de séculos de experiência acumulada e até mesmo análise de computador para nós para obter os modelos precisos que temos hoje. No entanto, algumas das suas representações são bastante perto do que nós sabemos agora!
    • Se os povos antigos desenhavam a partir de fósseis reunidos, seria de esperar que o dinossauro específico descrito seria encontrada em estreita proximidade com a antiga comunidade do artista. Mas isto não é o caso. Alguns são encontrados somente continentes de distância.
    • Muitas das representações conter detalhes finos não preservados no fósseis, musculatura, cartilagem (como orelhas e nariz), detalhes pele, e babados dérmicas. Alguns desses pequenos detalhes foram confirmados recentemente por fragmentos de pele de dinossauro preservadas.
    • Mas, provavelmente, o mais forte argumento contra a idéia de povos como os nativos americanos desenterrar e montagem de ossos fossilizados é o seu medo de tocar ou sequer a discutir os restos de seres vivos. Permeia tribos indígenas (e não apenas na América do Norte) é o medo de desrespeitar os lugares onde os espíritos dos mortos são. Prefeito reconheceu este fato, mesmo quando ilogicamente tentando argumentar que os povos nativos eram paleontólogos especializados! (Veja Mayor, Adrienne, Legends fósseis dos primeiros americanos, 2005, p. 131.)
É preciso mais fé para acreditar em paleontólogos antigos do que apenas tirar a conclusão simples de que civilizações passadas conheciam e interagiram com dinossauros."[14]

   Então não existiam antigos paleontólogos. No final do texto fala de: "fósseis[...] e outras grandes criaturas, como baleias, crocodilos ou rinocerontes, tomados por eles como ossos de dragões", usar um fóssil de crocodilo para descrever um dragão? ou rinoceronte? As descrições de dragões não se encaixam em um fóssil de crocodilo e rinoceronte!


"Existem também dragões verdadeiros no mundo real. Não se tratam realmente de dragões como nas concepções míticas comentadas acima, mas sim de diversos seres vivos que, por alguma semelhança qualquer, foram batizados assim em homenagem a estas criaturas mitológicas.
Existe entre os répteis, por exemplo, o gênero Draco usado para designar espécies normalmente encontradas em florestas tropicais, que possuem abas parecidas com asas nos dois lados do seu corpo, usando-as para planar de uma árvore para outra nas florestas.
Existem diversas espécies de peixes, especialmente de cavalos-marinhos, que possuem nomes populares de dragões.
O dragão-de-komodo (Varanus komodoensis), um grande lagarto que pode chegar ao tamanho de um crocodilo, é um carnívoro e carniceiro encontrado na ilha de Komodo, no arquipélago da Indonésia, e ganhou esse nome devido à sua aparência, que remete aos dragões mitológicos. Acabou se tornando o mais famoso dragão vivente do mundo real. É a maior espécie de lagarto que existe e esteréptil já vivia na face da terra muito tempo antes da existência do homem. Possui em sua saliva bactérias mortais que tornam inútil a fuga de uma presa após levar uma mordida, pois sobrevém uma infecção rápida e letal que a mata em alguns dias. Apesar de serem tão letais, um dragão não morre caso se morda, pois seu sistema imunológico possui anticorpos que neutralizam as bactérias que habitam sua boca."[15]

Draco taeniopterus Gunther, 1861 from Bulon.jpg   No começo do texto ele fala do gênero "Draco", e mostra a imagem ao lado. O problema é que descrições de dragões alados falam de criaturas grandes,ferozes, carnívoras com grandes dentes e com cristas!. Ou seja, criaturas que colocavam medo nas pessoas, que impunham respeito.


   Depois fala do Dragão-de-komodo, na verdade, a aparência e a imposição de medo que ele impõe é muito fraca, nada parecida com os supostos dragões! E além disso dragão-de-komodo não existe no mundo inteiro como lendas de dragões. Pior fica a situação é quando sabemos que lendas contam que chineses usavam sua saliva (de supostos dragões) para tratamento medicinal,"Possui em sua saliva bactérias mortais que tornam inútil a fuga de uma presa após levar uma mordida, pois sobrevém uma infecção rápida e letal que a mata em alguns dias. " !





              (CONTINUA)


1: Revista dos Dinossauros! Ano1 número 1, p. 3
2: Sagan, Carl, The Dragons of Eden, New York: Random House, 1977, p. 149
3: Conrad Gessner,  Historiae Animalium, p. 224
4: https://answersingenesis.org/pt/respostas/o-que-realmente-aconteceu-aos-dinossauros/
5: https://alogicadosabino.wordpress.com/2009/11/19/a-biblia-e-os-dinossauros-parte-6-relatos-historicos-sobre-dragoes/ (nesse link existe mais informações)
6: http://www.genesispark.com/exhibits/evidence/historical/dragons/
7: Aldrovandus, Ulysses, The Natural History of Serpents and Dragons, 1640, p.402.
8: Para este artigo selecionei algumas evidencias, mas existem mais, acesse sites como: genesispark.com, forbidden-history.com e saiba mais!
9: Bíblia Sagrada, Isaías 30:6.
10: Heródoto, “The History of Herodotus”, Book 2, p. 75 e 77
11: Documentário O grande Mistérios dos Dinossauros, min. 12, disponível em:  https://www.youtube.com/watch?v=nHy0paJ3cUU
12:https://answersingenesis.org/pt/respostas/o-que-realmente-aconteceu-aos-dinossauros/
13: https://pt.wikipedia.org/wiki/Drag%C3%A3o
14: http://www.genesispark.com/exhibits/evidence/historical/ancient-paleontologists/
15:https://pt.wikipedia.org/wiki/Drag%C3%A3o




Um comentário:

  1. Muito bom!

    Ainda tenho esperanças que irão encontrar dinossauros vivos.

    ResponderExcluir